Com o avanço das legislações voltadas à proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), além das exigências crescentes do mercado por transparência e segurança, contar com a Gestão de Compliance se tornou uma questão estratégica.
Ela assegura a conformidade com leis, regulamentos e práticas éticas, reduzindo riscos, promovendo a confiança dos clientes, maior reputação à marca e maior credibilidade junto a parceiros. Ou seja, um programa de compliance é fundamental para a continuidade dos negócios e envolve a criação de políticas claras e a promoção de uma cultura ética e sem falhas dentro de uma organização.
O que é compliance?
De forma objetiva, compliance significa estar em conformidade com leis, regulamentos, normas e diretrizes que impactam uma organização. O compliance abrange diversas áreas e no universo da segurança da informação, esse conceito ganha ainda mais força, pois envolve proteger ativos digitais, dados sensíveis e manter a integridade dos processos.
Por mais que o conceito tenha tido origem nas ações anticorrupção, o sistema de compliance tem tudo a ver com a governança corporativa por trazer segurança e transparência aos processos e ao cumprimento de leis e regulamentos.
Qual a importância do compliance nas empresas?
A Gestão de Compliance é um processo contínuo, estruturado e monitorado, capaz de alinhar a atuação da empresa com boas práticas reconhecidas internacionalmente. É um modelo que gera confiança no mercado, reduz riscos e fortalece a reputação institucional.
Empresas modernas precisam lidar com um volume crescente de dados, fornecedores, sistemas interconectados e, principalmente, com uma sociedade que valoriza privacidade e ética. Ignorar isso significa abrir brechas para penalidades legais e perder competitividade e confiança.
Confira alguns benefícios:
- Redução de riscos legais e financeiros (multas e processos judiciais).
- Proteção da reputação corporativa.
- Aumento da eficiência operacional garantindo que todos os processos sejam conduzidos de acordo com normas e padrões estabelecidos.
- Promoção de uma cultura organizacional ética.
- Oportunidade para novas parcerias comerciais.
- Melhoria da reputação da empresa.
- Prevenção de fraudes e corrupção.
- Aumento da eficiência e da qualidade dos produtos e serviços.
- Crescimento da governança corporativa.
- Efetividade na correção de não conformidades.
Como implementar um sistema de compliance na sua empresa?
A Dédalo Security, especialista em segurança da informação e membro do Grupo OSTEC, oferece um serviço completo de Gestão de Compliance voltado à segurança da informação, justamente para apoiar empresas nessa jornada desafiadora.
Esse serviço é especialmente útil para organizações que já obtiveram a certificação ISO 27001 e desejam manter a conformidade de forma contínua e estratégica, mesmo com equipes enxutas ou com foco em outras frentes operacionais.
Cada organização tem um nível distinto de maturidade em segurança da informação. Por isso, a proposta da Dédalo é personalizar a jornada de compliance, com planos adequados ao porte da empresa, ao segmento de atuação e ao contexto de cada cliente.
Seja para manter uma certificação, se preparar para uma auditoria ou simplesmente estruturar um programa robusto de segurança e privacidade, a Dédalo oferece suporte completo com tecnologia, metodologia e acompanhamento contínuo.
O que a Gestão de Compliance da Dédalo contempla?
O objetivo da consultoria da Dédalo é de manter o SGSI ativo e dinâmico. Através do trabalho de profissionais especializados e experientes, é possível otimizar a gestão da compliance, preservar o lucro da organização, reduzir os custos associados à manutenção do sistema de gestão e permitir que os colaboradores se concentrem em atividades mais importantes. Confira o que a Gestão de Compliance entrega:
- Coleta e organização de evidências documentais que comprovam a conformidade com a norma.
- Elaboração do programa de treinamento anual do SGSI para manter a equipe alinhada com os requisitos das normas ISO.
- Monitoramento e gestão de indicadores de desempenho relacionados à segurança da informação.
- Avaliação e atualização do mapa de riscos, com priorização e planos de ação.
- Gestão de documentos normativos, com padronização e controle de versões.
- Condução de auditorias internas, desde o planejamento até o relatório final.
- Gestão de não conformidades, garantindo ações corretivas eficazes.
- Acompanhamento periódico dos times que podem impactar o andamento do SGSI.
- Análises críticas com a alta direção, com elaboração de atas e recomendações.
A Dédalo permite que o time interno se concentre em suas entregas principais, enquanto especialistas cuidam da conformidade de forma técnica e confiável. Ou seja, uma ótima opção para organizações que não têm tempo de gerir o sistema de gestão, que realizam um investimento significativo para se manterem em compliance, ou que precisam de um colaborador exclusivo para assegurar que a empresa esteja em conformidade.
Quer transformar a Gestão de Compliance em um diferencial competitivo para sua empresa? Fale com a Dédalo e descubra como tornar seu SGSI mais eficiente, estratégico e alinhado com as melhores práticas do mercado.