As ameaças cibernéticas estão em constante evolução e cada vez mais presentes no dia a dia empresarial. Sendo assim, garantir a segurança das informações se tornou prioridade para qualquer organização.
Existem diversas estratégias de defesa, e entre as mais eficazes, está o Teste de Invasão, ou Penetration Test (Pentest), uma medida de avaliação e prevenção de vulnerabilidades, que tem como finalidade avaliar o nível de segurança de uma aplicação, rede ou sistema ao simular um ataque hacker real.
Mas afinal, para que serve um Teste de Invasão e como ele pode ajudar sua empresa a se proteger contra possíveis ataques? Confira no decorrer deste artigo.
O que é um Teste de Invasão?
O Pentest, também chamado de Teste de Invasão ou Teste de Intrusão, é uma simulação controlada de um ataque cibernético, realizada por profissionais especializados, com o objetivo de identificar vulnerabilidades em sistemas, redes ou aplicativos. Basicamente, são utilizadas as mesmas técnicas e ferramentas que criminosos cibernéticos empregariam para explorar falhas de segurança dentro da empresa. Dessa forma, o objetivo é identificar e explorar vulnerabilidades que poderiam ser utilizadas por invasores, permitindo que a empresa esteja preparada e evite violações.
Para que serve o Pentest?
O principal objetivo do Pentest, é identificar falhas de segurança que possam ser exploradas por um invasor e testar a eficiência dos controles e tecnologias implementadas. Com isso, ele otimiza os investimentos em segurança das empresas e ainda as protege de invasões, ajuda a validar políticas de segurança e cumprir requisitos regulatórios.
Onde aplicar o Teste de Invasão?
Em aplicações web, aplicações mobile, redes, redes sem fio, cloud e sistemas.
Para quem o Pentest é indicado?
É recomendado para todas as empresas que desejam proteger seus dados e que compreendem as consequências da perda, exposição ou vazamento de informações.
Por que realizar um Teste de Intrusão?
- Identificação de vulnerabilidades: descobre vulnerabilidades que não são evidentes com métodos convencionais de análise, como falhas de software, configurações inadequadas e erros humanos.
- Avaliação da postura de segurança: oferece uma visão realista de quão eficazes são as medidas de segurança implementadas e da capacidade da equipe em detectar e responder a um ataque.
- Prevenção de ameaças futuras: ao identificar e corrigir vulnerabilidades, fica mais fácil prevenir ataques cibernéticos, evitando prejuízos financeiros e danos à reputação da marca.
- Conformidade: muitas empresas estão sujeitas a regulamentos de segurança da informação que exigem a realização regular de Testes de Invasão. Cumprir essas normas é essencial para evitar penalidades legais.
Como funciona o Penetration Testing da Dédalo?
A Dédalo é uma empresa do Grupo OSTEC, com quase 20 anos de atuação no mercado, especialista no segmento de segurança da informação e proteção de dados pessoais. Para o Pentest, a Dédalo emprega técnicas avançadas que oferecem uma visão única dos riscos de segurança, frequentemente ignorados ou não identificados por ferramentas automatizadas. Durante a realização do Pentest, são simulados ataques reais para fornecer uma avaliação precisa das vulnerabilidades e ameaças.
Etapas do Teste de Invasão da Dédalo
Executar um teste de invasão bem-sucedido exige um processo sistemático e organizado. As fases do Pentest são realizadas para imitar o comportamento de invasores reais, abrangendo desde o planejamento inicial até a análise detalhada dos resultados. A seguir, descreveremos cada uma dessas etapas executadas pela Dédalo:
1. Reconhecimento
Coleta de informações sumárias sobre a arquitetura de rede e informações abertas, além da varredura dos ativos relacionados, com objetivo de identificar portas e serviços ativos.
2. Enumeração
Detalhamento dos serviços ativos, identificando possíveis versões, fornecedores, usuários e informações que possam ser úteis para o sucesso de um ataque.
3. Exploração
Resultado dos dados coletados das fases anteriores, em que o sistema alvo é de fato comprometido por meio da exploração de vulnerabilidades.
4. Pós-exploração
Consiste nas ações tomadas pelo atacante após o comprometimento dos sistemas, como extração de dados, quebra de hashes e escalação de privilégios.
5. Limpeza de Rastros
Garante a remoção dos artefatos criados exclusivamente pelo teste, de modo a retomar o estado inicial anterior.
6. Documentação
A fase de documentação transcorre durante todo o planejamento e a execução do teste, sendo o produto, em que todo o processo é descrito.
7. Teste de remediação
Um novo Pentest sobre as vulnerabilidades listadas no relatório deve ser executado.
A Dédalo é a parceira ideal para a realização de Testes de Invasão completos e eficazes na sua empresa. Formada por profissionais altamente especializados e com vasta experiência profissional e acadêmica, consegue atender às demandas com excelência e garantir a segurança das informações.
Ao simular ataques cibernéticos, o Pentest fornece uma visão detalhada das vulnerabilidades existentes e permite que seu negócio tome medidas proativas para corrigi-las. Saiba mais clicando aqui!
Aproveite e solicite um orçamento com a equipe comercial.