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Dicas de segurança contra golpes na Black Friday: proteja sua empresa e seus clientes

A contagem regressiva para a Black Friday já começou trazendo consigo a empolgação dos empresários para impulsionar as vendas e dos consumidores em busca de grandes ofertas. No entanto, é fundamental que as empresas tomem medidas para evitar golpes e proteger suas transações. Da mesma forma, os consumidores devem estar atentos para não caírem na “Black Fraude”, garantindo que as ofertas sejam reais e seguras na hora de comprar." 

Por isso, é fundamental que tanto consumidores quanto lojistas estejam preparados e atentos às armadilhas que podem surgir nesse período. Enquanto os compradores buscam as melhores oportunidades, os golpistas também se aproveitam da alta demanda e do fluxo intenso de transações para aplicar fraudes. Da mesma forma, os comerciantes precisam adotar medidas de segurança para proteger seus negócios, garantindo um ambiente seguro para todos. Com atenção redobrada e as práticas certas, é possível aproveitar a Black Friday de forma segura e vantajosa. 

Confira algumas dicas valiosas no decorrer deste artigo! 

 

Fraudes nas vendas: proteja sua empresa durante a Black Friday 

Com o aumento das transações durante a Black Friday, o risco de fraudes nas vendas também cresce. Golpistas podem usar cartões de crédito roubados, dados falsos ou explorar brechas de segurança em sistemas desatualizados. Para ajudar sua empresa a evitar prejuízos, confira algumas dicas importantes: 

 

11 dicas de segurança para sua empresa na Black Friday 

 

1. Utilize certificados SSL com cifras e algoritmos fortes para criptografia de dados em seu e-commerce 

Entre as principais dicas de segurança para proteger o site de golpes, está a criptografia de dados por meio de certificados SSL (Secure Sockets Layer). Dessa forma, se garante que as informações trocadas entre o cliente e o servidor da empresa estejam protegidas, evitando que hackers interceptem dados sensíveis, como os de pagamento. Você pode verificar gratuitamente a força do certificado através do site SSL Labs. Só não esqueça de marcar logo abaixo do campo hostname a opção “Do not show the results on the boards”. 

 

2. Utilize a autenticação em duas etapas em sua plataforma 

A autenticação em dois fatores é uma dica simples e que pode fazer toda diferença ao impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso à plataforma. Com um segundo fator de verificação além da senha, como por exemplo um código enviado ao celular ou e-mail, o risco de invasão por hackers pode diminuir consideravelmente.  

 

3. Limite os acessos à plataforma  

Limite os acessos somente às pessoas que realmente precisam acessar a plataforma de vendas. Assim, somente pessoas autorizadas terão acesso a informações sensíveis e funções críticas da plataforma, minimizando o risco de erros humanos ou ações mal-intencionadas. 

 

4. Faça testes de invasão antes da Black Friday 

As ameaças cibernéticas não estão presentes somente na época da Black Friday. Infelizmente, estão cada vez mais presentes no dia a dia empresarial. Sendo assim, é necessário adotar algumas medidas para garantir a segurança das informações. Existem diversas estratégias de defesa, e entre as mais eficazes utilizadas pela Dédalo Security, está o Teste de Invasão, ou Penetration Test (Pentest). 

Através dele, é possível avaliar e prevenir vulnerabilidades de uma aplicação, rede ou sistema ao simular um ataque hacker real. Basicamente, são utilizadas as mesmas técnicas e ferramentas que criminosos cibernéticos empregariam para explorar falhas de segurança dentro da empresa, permitindo que o negócio esteja preparado e evite violações.  

 

5. Invista na gestão continuada de conscientização 

A Dédalo também pode ajudar sua empresa na implementação da plataforma KnowBe4, a mais poderosa do mundo em treinamentos para conscientização de segurança e simulação de phishing. A equipe oferece suporte completo para a personalização da plataforma, gestão de campanhas de phishing e treinamentos, incluindo análise de vulnerabilidades, testes de senhas fracas, descoberta de domínios perigosos, relatórios avançados e ações rápidas com o Virtual Risk Officer (VRO), simulações de phishing totalmente automatizadas e personalizáveis e planejamento estratégico e sugestões de ações para maximizar os resultados dos treinamentos. 

 

6. Conte com uma consultoria especializada para gestão da Segurança da Informação 

A Dédalo também pode ajudar sua empresa na gestão da Segurança da Informação, com toda expertise necessária, além de recursos especializados para uma abordagem mais abrangente relativa ao assunto. Com isso, sua empresa fica segura, e ao mesmo tempo, os colaboradores conseguem ter mais tempo livre para se dedicar a outras tarefas importantes. 

 

7. Garanta a agilidade do seu site para não perder vendas 

Em datas de grande volume de acessos, como a Black Friday, a lentidão e quedas no site podem afastar clientes e comprometer suas vendas. Ataques DDoS (negação de serviço distribuído) podem piorar ainda mais a situação, pois sobrecarregam os servidores com tráfego falso, resultando na queda do site. Para evitar isso, é fundamental investir em soluções como um firewall de aplicações web (WAF) e serviços de hospedagem na nuvem com monitoramento automático de ameaças, garantindo que o site continue funcional e protegido, mesmo em momentos críticos. 

 

8. Mantenha seus softwares e plugins atualizados para evitar vulnerabilidades 

Plugins e softwares desatualizados podem conter falhas que facilitam a ação de hackers. Para proteger sua plataforma contra ataques cibernéticos, é essencial garantir que tanto o sistema operacional quanto os plugins estejam sempre com as últimas atualizações de segurança. Manter tudo atualizado reduz significativamente o risco de invasões e garante o desempenho ideal do seu site. 

 

9. Treine sua equipe e oriente seus clientes sobre segurança digital 

A educação em segurança é uma poderosa aliada na prevenção de ataques cibernéticos. Certifique-se de que sua equipe esteja preparada para reconhecer e lidar com fraudes, phishing e outras ameaças. Além disso, ofereça orientações claras aos seus clientes sobre como proteger seus dados, reconhecer e-mails suspeitos e identificar sites seguros. Esse tipo de conscientização fortalece a confiança e lealdade dos consumidores à sua marca. 

 

10. Escolha uma solução segura de pagamento 

Tanto em lojas físicas quanto virtuais, a escolha de uma solução de pagamento segura é fundamental para proteger o seu negócio e oferecer segurança aos seus clientes. É importante que a plataforma seja capaz de processar transações rapidamente, esteja disponível em momentos de pico e ofereça diversas opções de pagamento. Soluções confiáveis utilizam tecnologias avançadas de segurança, como autenticação em múltiplas camadas e monitoramento em tempo real das transações, prevenindo fraudes. Além disso, elas seguem as melhores práticas do mercado e possuem certificações de segurança de dados, garantindo proteção tanto para o lojista quanto para o cliente e reduzindo o risco de fraudes e estornos. 

 

11. Evite o vazamento de dados da sua empresa e de seus clientes 

Além das fraudes nas vendas, o vazamento de dados pode ser devastador para a reputação da sua empresa e a confiança dos clientes. Para evitar esse problema, sua empresa pode contar com os seguintes serviços da Dédalo: 

→ A análise de vulnerabilidade é recomendada para empresas que desejam proteger seus dados e que compreendem as consequências da perda, exposição ou vazamento de informações. Ao identificar fragilidades, se reduz a exposição a riscos cibernéticos através de falhas no ambiente tecnológico, e consequentemente, há aumento no nível de segurança da informação. 

→ A avaliação de conformidade desempenha um papel fundamental na promoção da conformidade das organizações em relação às regulamentações de proteção e privacidade de dados, além de ajudá-las a garantirem a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações.  

→ Já a consultoria de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), garante a conformidade para as organizações que realizam tratamento de dados pessoais. O serviço abrange desde a avaliação inicial da situação, até a implementação de práticas e processos que garantam o cumprimento das regulamentações vigentes. 

 

Dicas para clientes evitarem fraudes durante as compras da Black Friday 

  • Desconfie de descontos muito agressivos. 
  • Consulte outros sites e compare preços. Evite cair em pegadinhas.  
  • Cuidado com links recebidos por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS. Vá diretamente ao site digitando o endereço na barra do navegador.  
  • Sempre confira a reputação da loja. 
  • Dê preferência aos cartões virtuais e evite salvar os dados nos sites. 
  • Evite wifi públicas. 
  • Fique atento ao prazo de entrega, especialmente em sites menos conhecidos. 
  • Cheque a URL antes de finalizar a compra. 
  • Desconfie de lojas que aceitam apenas pagamento via boleto ou PIX. 

Clique aqui e confira mais dicas da Dédalo Security para evitar cair em golpes em suas compras! 

 

A Dédalo Security, parte do Grupo OSTEC, traz quase 20 anos de experiência no mercado de segurança digital. Especialista em proteção de dados e combate a fraudes, a Dédalo orienta empresas de todos os tamanhos na criação de ecossistemas de segurança eficientes e integrados.  

Entre em contato com a Dédalo Security e saiba como proteger sua empresa!